Sempre atento às tendências do setor de panificação, o Padocaria-SP está em sua 5ª edição para eleger mais uma vez as melhores padarias de São Paulo em diversas categorias. Entre as novidades em 2025, que atesta ainda mais a força do concurso, estão a categoria de melhor Folhado e a estreia de um segundo município na premiação: Guarulhos.
Este ano, moradores da segunda maior cidade do estado de São Paulo também podem eleger sua melhor padaria. Na segunda etapa, as três mais votadas das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro concorrem para ser a melhor de cada região e ao grande prêmio de A Melhor Padaria de São Paulo. Também estão sendo lançadas as novas categorias melhor Café da manhã com Nutella, apresentada por Nutella, e melhor Fatiador de Frios, apresentada por Seara. As três mais votadas de Guarulhos também avançam à segunda fase.
“Chegamos à quinta edição com a certeza de que o Padocaria está consolidado. Por isso, estamos levando essa experiência à Guarulhos”, diz o jornalista Miguel Icassatti, co-criador do Padocaria-SP.
Assim como nos anos anteriores, o Padocaria-SP 2025 acontece em duas etapas. A votação, que é aberta ao público, deve ser feita unicamente pela plataforma www.padocariasp.com.br.
Na primeira fase, entre 11 e 28 de setembro, o público paulistano vota nas categorias de melhor Café; Folhado; Pãozinho, apresentado por Nita; Pão de Fermentação Natural; Pão na Chapa, Pizza de Padaria e Time de Chapeiros, nas quais os estabelecimentos devem fazer parte do limite apenas da cidade de São Paulo. O público pode apontar uma padaria diferente para cada categoria.
“Identificamos também um aumento na qualidade dos folhados preparados pelas padarias. Por isso incluímos essa nova categoria”, conta Eduardo Maya, também criador do Padocaria-SP. É nesta etapa, também, que Guarulhos debuta dentro do concurso, com votação aberta para a melhor padaria localizada dentro do município.
Na segunda fase, que acontece de 10 a 26 de outubro, o Padocaria-SP abre duas novas categorias: o melhor Pão na Chapa com Nutella, apresentado por Nutella, e melhor Fatiador de Frios, apresentado por Seara. Neste período, também, o concurso convida o público a votar na categoria Melhor Pão na Chapa com Catupiry, apresentada por Catupiry® Original, assim como nas três finalistas de Guarulhos e nas cinco finalistas do Centro e das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de São Paulo. Nessa etapa, um júri técnico visita de maneira incógnita as finalistas e seus votos terão 50% de peso no resultado.
No dia 6 de novembro, serão conhecidas as três primeiras colocadas em cada categoria, além da melhor de cada região e das ganhadoras do prêmio de Melhor Padaria de São Paulo e Melhor Padaria de Guarulhos.
Nesta edição, o concurso segue com a homenagem às padarias “Hors Concours”, ou seja, as “tricampeãs” do concurso em uma mesma categoria. No caso, a Ceci, campeã por três vezes como Melhor Padaria de São Paulo, melhor da região Sul e melhor café; e a Galeria dos Pães, como Melhor Padaria do Centro. A homenagem serve para reconhecer a excelência de cada estabelecimento e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para novas casas. As “Hors Concours” seguem concorrendo nas demais categorias.
Padocaria-SP 2025
Votação: 1ª fase, de 11 a 28 de setembro;
Votação: 2ª fase, de 10 a 26 de outubro.
Premiação: 6 de novembro, com transmissão pelo instagram @padocariasp
www.padocariasp.com.br
O Padocaria-SP 2025 tem patrocínio de Seara, Catupiry® Original, Nita, Nutella e FYS.
Sobre os realizadores
– Eduardo Maya é gastrônomo há mais de 20 anos e tem na bagagem ao menos dois grandes sucessos: o concurso Comida Di Buteco, criado em 2000 e hoje presente em mais de vinte cidades brasileiras, e o mais Festival Aproxima, que desde 2014 promove a gastronomia mineira integrando toda cadeia produtiva do estado, aproximando todos os seus elos.
– Miguel Icassatti é jornalista – foi crítico de bares da Playboy e da Veja São Paulo, editor de Veja Comer & Beber e co-fundador do caderno Paladar (Estadão); é sócio da revista Gula e o idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, que desde 2015 realiza o Festival Cultura de Boteco.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)