São Paulo recebe a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Ristorantino---Prosciutto-di-Parma-con-torta-fritta-e-burro-aromatizzato-alle-erbe-5-Mario-Rodrigues

Entre os dias 20 e 26 de outubro, São Paulo recebe a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento já consolidado como a principal vitrine da gastronomia italiana no país. Realizado anualmente pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, o encontro reúne 20 chefs convidados diretamente da Itália em 20 restaurantes paulistanos, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer a diversidade e a riqueza das cozinhas regionais do Bel Paese. Em 2025, a programação conecta-se à candidatura da “cucina italiana” a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO —sua apreciação está prevista para dezembro deste ano.

“Realizar a Settimana no mesmo ano em que a cozinha italiana é candidata a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO amplia o alcance da nossa mensagem”, afirma o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Domenico Fornara. Para ele, o evento reforça que, mesmo em uma cidade onde a cozinha italiana já é tão presente, há um universo de tradições culinárias regionais ainda a ser valorizado. “Cada menu preparado em São Paulo traduz o orgulho de um patrimônio vivo, feito de gestos, técnicas e sabores que atravessam gerações.”

Em sua dinâmica característica, o evento convida 20 chefs que atuam na Itália para participarem desse encontro em 20 selecionados restaurantes italianos de São Paulo. Durante a Settimana, cada um desses endereços representa uma região da Itália e sua identidade culinária: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto.

Durante uma semana, os estabelecimentos servem cardápios especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana) ao proporcionarem uma refeição composta por quatro etapas, com antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. As receitas são propostas pelos chefs convidados e preparadas em parceria com os anfitriões e as equipes das casas selecionadas, em um produtivo intercâmbio. Nesse processo, se evidencia a diversidade de cada região da Itália, refletida na variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais – vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos de qualidade DOP, IGP e STG.

Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas. Entre as sugestões estão o antepasto Radicchio, pancetta di maiale e fagioli borlotti, radicchio (barriga suína curada e creme de feijão-rajado), típico do Friuli-Venezia Giulia; um primeiro prato tradicional da região da Toscana, o Tortelli maremmani con ragù di carne e pecorino stagionato (massa recheada com ricota e espinafre, servida com ragu de carne e queijo pecorino curado); e o segundo prato Ricciola alla puttanesca (peixe cozido com tomates-cerejas, alcaparras e azeitonas, acompanhado de batatas amassadas com ervas), representando a Campania. Na lista de sobremesas, o famoso cannolo siciliano, recheado com ricota, creme de baunilha e pistache, guarnecido de sorvete de laranja caramelizada.

O elenco de chefs italianos convidados deste ano reúne veteranos na Settimana, estreantes no evento e profissionais premiados, cinco deles ligados a restaurantes estrelados pelo guia Michelin (Luca Abbruzzino, do Abbruzzino, na Calabria; Paolo Masieri, do Paolo & Barbara, na Liguria; Domenico Burdo, do Quintessenza, na Puglia; Giuseppe Causarano, do Votavota, na Sicilia; e Cristian Tezzele, da Osteria Acquarol, no Trentino-Alto Adige). Reforçando o time de chefs, Claudio Rocchi, do Lazio, fluente em português, comanda aulas práticas de culinária a alunos da ETEC/ICIF, da Universidade Anhembi Morumbi, do Mackenzie e do Senac. Na lista de atividades abertas ao público e gratuitas, constam a mostra fotográfica “La Cucina Italiana”, no Istituto Italiano di Cultura, palestras sobre a candidatura da cozinha italiana a patrimônio da UNESCO (veja detalhes a seguir sobre ambas) e workshops de receitas e ingredientes italianos, de 20 a 26 de outubro, no “Sabores da Itália”, evento promovido pelo supermercado e empório Casa Santa Luzia.

Nesta edição, a Settimana se conecta a um momento histórico: a candidatura da cucina italiana a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Trata-se da primeira vez que se pleiteia esse título para o conjunto integral de uma cozinha nacional. A proposta oficial, apresentada em março de 2023 sob o lema “La cucina italiana tra sostenibilità e diversità bioculturale”, ressalta que cozinhar na Itália significa muito mais do que preparar receitas: é cuidar da família e dos amigos, é preservar tradições locais, e, também, cuidar da sustentabilidade e do meio ambiente. Tudo isso promovendo a inovação de produtos e processos.

Para aprofundar esse debate, São Paulo recebe Pier Luigi Petrillo, um dos maiores especialistas mundiais em candidaturas à UNESCO, e Maddalena Fossati Dondero, diretora da revista La Cucina Italiana e presidente do comitê promotor da candidatura da cozinha italiana à UNESCO. Juntos, eles participam de conferências nos dias 21 e 23 de outubro, respectivamente, no Colégio Dante Alighieri e no Istituto Italiano di Cultura. A segunda data marca, também, a inauguração da mostra “La Cucina Italiana”, composta por 20 painéis fotográficos que destacam tradições, produtos e hábitos alimentares de cada região do país. A exposição gratuita permanecerá aberta ao público no Istituto Italiano di Cultura até dezembro.

Curadoria

Os restaurantes que recepcionam a Settimana della Cucina Regionale Italiana foram selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e por Gerardo Landulfo, delegado no Brasil da Accademia Italiana della Cucina. Landulfo é responsável pela interface entre restaurantes paulistanos e chefs italianos e por assegurar os preceitos da tradicional culinária do país europeu. O intuito do evento é que cada restaurante funcione, durante uma semana, como uma “embaixada” da cozinha típica da região homenageada. “A curadoria busca equilibrar tradição, diversidade e inovação, garantindo que o público encontre tanto casas consagradas quanto novos endereços capazes de traduzir a riqueza das vinte regiões italianas”, afirma Landulfo.





14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana
De 20 a 26 de outubro
Para mais informações sobre os restaurantes participantes, menus, preços e chefs convidados, consulte: www.settimanacucinaitaliana.com

Regiões e Chefs convidados:

ABRUZZO: Casa Santo Antônio
Gianluca Di Bucchianico – Gli Ostinati (Ortona, Chieti)

BASILICATA: Vinarium
Nicola Stella – Myricae (Matera)

CALABRIA: Ca’d’Oro
Luca Abbruzzino – Abbruzzino (Catanzaro)

CAMPANIA: Sensi
Davide Brustenga – JKitchen (Capri, Napoli)

EMILIA-ROMAGNA: Ristorantino Caffè
Maurizio Morini – Antico Borgo (Tabiano Castello, Parma)

FRIULI-VENEZIA GIULIA: Zena
Elia Zanon – Riva Zanelli (Lignano Sabbiadoro, Udine)

LAZIO: Lido
Roberto Campitelli – L’Osteria di Monteverde (Roma)

LIGURIA: Terraço Itália
Paolo Masieri – Paolo & Barbara (Sanremo, Imperia)

LOMBARDIA: Piselli (Jardins)
Andrea Fugnanesi – Stua Noa (Livigno, Sondrio)

MARCHE: Temperani Trattoria
Tiberio Sgalippa – La Limonaia (Civitanova Marche, Macerata)

MOLISE: Trattorita EVVAI
Marco Pasquarelli – Mia (Castel del Giudice, Isernia)

PIEMONTE: Supra di Mauro Maia
Antonio Furolo – Hostaria del Vecchio Macello (San Maurizio Canavese, Torino)

PUGLIA: Zucco (Jardins)
Domenico Burdo – Quintessenza (Trani)

SARDEGNA: Santo Colomba
Roberto Serra – Su Carduleu (Abbasanta, Oristano)

SICILIA: Tre Bicchieri
Giuseppe Causarano – Votavota (Marina di Ragusa, Ragusa)

TOSCANA: Vinheria Percussi
Pietro Cacciatori – Albergaccio di Castellina (Castellina in Chianti, Siena)

TRENTINO-ALTO ADIGE: Maremonti (Campo Belo)
Cristian Tezzele – Osteria Acquarol (Appiano, Bolzano)

UMBRIA: Nino Cucina
Alessandro Lestini – Osteria del Museo (Torgiano, Perugia)

VALLE D’AOSTA: Bottega Bernacca (Melo Alves)
Christian Turra – Le Gourmand (Valtournenche, Aosta)

VENETO: Gero Itaim
Mauro Vian – Da Fiore (Venezia)

CHEF RESPONSÁVEL PELAS AULAS: Claudio Rocchi – Osteria Palmira, Roma (Lazio)


Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.