Instituto Italiano traz curso de sommelier de azeites ao Brasil

Conta-gotas-para-dosagem-de-amostras-de-azeite-Divulgacao-Irvea

Apesar de exibir atributos relevantes no mundo do azeite de oliva, o Brasil ainda tem poucos profissionais habilitados para atuar nesse setor. A maioria dos especialistas brasileiros neste óleo milenar, que ajudam na identificação de produtos falsificados e de baixa qualidade, bem como no aperfeiçoamento da produção e da percepção dos consumidores nacionais, buscou formação específica fora do país.

Esse contexto estimulou o IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari) a levar para solo brasileiro o seu curso de Sommelier Internacional de Azeites, que já formou 700 experts na Itália. Na segunda quinzena de julho, o instituto italiano sediado em Parma vai ministrá-lo em duas capitais: Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Essas duas edições inauguram uma sequência de eventos do IRVEA por aqui – em setembro, desembarcam um curso de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e a primeira edição sul-americana do seu concurso ARMONIA.

Porto Alegre recebe a turma inicial do curso entre 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União. Depois, a mesma programação de quatro dias de curso (30 horas de carga horária) será ministrada na cidade de São Paulo, entre 25 e 28 de julho, no Centro Paula Souza. Com um total de 25 vagas por turma, o curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela apenas uma interessada no tema ou alguém que já trabalha com o produto. Trilhando esse caminho, o participante será capaz de atestar e avaliar a qualidade de azeites, indicar a mais correta opção de azeite, conforme a necessidade do seu cliente ou as características de uma receita, e, ainda, transformar custos em oportunidades de lucro em pontos de venda e em restaurantes.

Dentre os tópicos do curso estão as variedades mais importantes de azeitonas; métodos de cultivo e extração; técnicas de análise sensorial; sessões de degustação com azeites de diversos países; uso na cozinha e harmonização com alimentos; normas, regulamentos internacionais e padrões de qualidade; nutrição e saúde; e estratégias de marketing para aumentar o consumo.

Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante do curso poderá obter diploma, carteira de identificação e boton de sommelier de azeites. Terá direito, também, a um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no International Register of Olive Oil Experts. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições.

O material completo sobre o curso e a ficha de inscrição dele estão disponíveis no site www.irveabrasil.com.br. Seu custo para ambas as edições (Porto Alegre e São Paulo) é de € 1.550,00 (Mil e quinhentos e cinquenta euros), que deve ser pago diretamente ao IRVEA por transferência via PayPal.

O Instituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Localizado na Câmara de Comércio de Parma, na Emilia-Romagna, o instituto italiano promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida. Hoje, o IRVEA e a Olive Oil Academy ministram 4 cursos ligados ao universo do azeite: Sommelier Internacional de Azeites – realizado na Toscana –, Especialista em Azeite de Oliva, Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e Mestre de Lagar (“lagar” é o termo usado para o local de processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva). www.irveabrasil.com.br

Aula no IRVEA em Parma – Crédito: Divulgação