“Helen” estreia com Luiza Braga e nomes consagrados do cinema nacional

5 (002)luiza braga

Luiza Braga está de voltas nas telonas com a estreia nos cinemas do longa “Helen”, em que vive Jucélia, mãe da protagonista Helen: uma menina de nove anos, fruto de um relacionamento de Jucélia na adolescência. O longa conta ainda com a atriz Marcélia Cartaxo no papel de Dona Graça, avó da pequena Helen.

A história se passa no Bixiga, bairro boêmio paulista, conhecido por seus restaurantes italianos. Para compor a personagem que é cabeleireira, Luiza precisou fazer laboratórios bem específicos, como aprender a manejar cabelos, escovas e pentes com profissionais da região onde o filme foi gravado. Além de uma mudança de visual radical, a atriz assumiu os cabelos loiros blond para viver Jucélia.

Escrito e dirigido por André Meirelles Collazzo, o filme aborda um outro lado do Bixiga, pouco conhecido, que abriga cortiços e foi um dos primeiros quilombos da capital paulista.

Com produção da Prosperidade Content e distribuição da ELO Company, o longa foi selecionado para o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, que aconteceu entre os dias 20 e 29 de março. O roteiro do filme foi finalista do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2017, em Lisboa. “Helen” também foi selecionado para o 35º Cine en Construcción Tolouse e para Festival Ojoloco, ambos em 2019.

E não para por aí, Luiza, como tantos outros colegas de profissão, tem se reinventado nesta pandemia. A última aposta foi a websérie “Ai que exagero”. Produzida por ela e a também atriz Ana Elisa Mattos, os episódios foram veiculados no Instagram de ambas entre março e maio deste ano.

A dupla contou com uma equipe profissional de cinema e com direção de Kimie Koike, que fez parte da equipe de direção da série Segunda Chamada, exibida pela Rede Globo no ano passado. Foi a primeira experiência de Luiza com filmagem remota e ela já faz planos para a segunda temporada.

Quem é Luiza Braga?

Luiza Braga é atriz e performer formada pela Universidade Federal do Pará. Em Belém, atuou em mais de dez peças teatrais e integrava o elenco do grupo Cuíra de Teatro, sendo dirigida por nomes como Wlad Lima e Cacá Carvalho.

Reside em São Paulo desde 2013. Estreia, este ano, seu segundo longa-metragem, HELEN, ao lado da atriz Marcelia Cartaxo. Estreou, em 2019, o longa-metragem Uma Noite Não É Nada, do qual foi protagonista ao lado do ator Paulo Betti.

Esteve no ar na quarta temporada da série O Negócio, exibida pelo canal HBO, em 2018. Esteve também, em 2017, na série Psi, Canal HBO e na série Natureza Morta, Canal Brasil. Atuou no longa Serra Pelada, dirigido por Heitor Dhalia. Integra o grupo de pesquisa sobre o trabalho do ator no cinema AP43.

No teatro em São Paulo, atuou no espetáculo Like Bruce Lee, sob direção de Juliana Galdino. Integrou o elenco do espetáculo História dos Porões sob direção de André Garolli, indicado pelo jornal O Estado de São Paulo como segundo melhor espetáculo do ano de 2015. Integrou também a Cia Pia Fraus durante os anos de 2015 e 2016. Em 2019 estreou o espetáculo NINHO sob direção de Fernanda Viacava e Chris Ubach, que cumpriu primeira temporada na Oficina cultural Oswald de Andrade.

Atualmente, Luiza desenvolve pesquisa para composição do espetáculo “Do Ventre à cabeça”, a partir da mitologia da cabocla encantada Mariana, entidade típica do Tambor de Mina. É idealizadora do projeto INCENDIÁRIAS, premiado pelo PROAC/SP em 2020, onde lança semanalmente vídeo performances no instagram, ao lado de 6 atrizes e 3 dramaturgas, em pesquisa audiovisual com temáticas feministas.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.