A peça Chapeuzinho Vermelho – Uma Versão além da palavra, que conta a conhecida aventura de uma menina curiosa e que acaba enganada por um lobo cheio de lábia, teve sua estreia nos palcos em 2015 com a atuação de Manu Figueiredo e Marcelo Diaz. A interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas, o que privilegia o teatro físico explorando mímica, brincadeiras e técnicas de clown. “As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música”, explica o diretor Eduardo Leão sobre a linha de criação escolhida.
Depois de temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (com mais de 100 apresentações e público de quase 15 mil pessoas), a companhia precisou se reinventar, principalmente, por conta da pandemia. Por isso, passou a pensar formatos online que fossem igualmente criativos para seguir com o projeto. A nova versão veio como vontade de criar um conteúdo que pudesse agregar recursos de cortes, edição, e diferentes ângulos.
A produção terá cerca de 35 minutos e seguirá o mesmo propósito inovador da peça que a colocou em destaque entre os melhores conteúdos infantis do país. A pantomima e a ausência de diálogos se juntam à colorida trilha sonora de André Abujamra, especialmente composta para o projeto.
A musicalidade de Abujamra torna-se o terceiro ator, preenchendo o espaço das falas e ajuda a criar climas de leveza, diversão, tensão e comicidade tão necessários para a trama.
O espetáculo estreará no dia 6 de março (sábado), às 16h, pelo canal oficial do Youtube Chapeuzinho Além da Palavra e pode ser assistido todos os sábados e domingos do mesmo mês, sempre às 16h. As gravações acontecem nas instalações de A Próxima Companhia e têm produção de CineBecos.
O making-of pode ser acompanhado pelo perfil oficial de Chapeuzinho Vermelho no link www.instagram.com/chapeuzinhoalemdapalavra.
A ideia de se colocar o espetáculo em dias e horários específicos durante o mês de março visa aproximar o público da adaptação da obra e promover a interação entre a família. Pais e filhos podem se reunir para assistir às exibições juntos e discutir as aventuras da menina Chapeuzinho Vermelho se tornando uma divertida atividade de integração para todos. A ênfase na teatralidade continuará como ponto forte da versão apresentada no Youtube.
Os dois atores (Manu e Marcelo) se revezam interpretando todos os cinco personagens (Chapeuzinho, Lobo-Mau, Lenhador, além de Vovózinha e Mãe de Chapeuzinho) de forma dinâmica para que a essência da ideia original não seja perdida. Intérprete de Chapeuzinho Vermelho, da Vovó e também manipuladora do Lobo-Mau (um boneco), Manu explica que a composição das personagens aconteceu num processo de descoberta da equipe. “Nada foi feito de forma rígida e engessada. Toda a inspiração veio de um grande trabalho nos ensaios. Manter essas características é primordial para manter a identidade criada pelo Edu Leão, que mostra, por exemplo, a Chapeuzinho como uma menina-heroína, sem parecer infantil demais ou ser sem graça”, afirma a atriz.
Confira as redes sociais o para receber novidades e alertas dos streamings:
Youtube Chapeuzinho Vermelho – Uma versão além da palavra:
https://www.youtube.com/channel/UCSu6HZa3e7qqjrbh3TZ2Rjw
Instagram: www.instagram.com/chapeuzinhoalemdapalavra
Ficha técnica versão online
Elenco: Manu Figueiredo, Marcelo Diaz
Roteiro e direção: Eduardo Leão
Produção: Catarina Milani
Captação e Edição: Cinebecos
Trilha sonora: André Abujamra
Figurino: Olintho Malaquias
Cenário: Fábio Namatame
Luz Original: Pedro Garrafa
Fotos: Eduardo Leão
Adaptação de Luz e Operação: Ton Ribeiro
Contrarregragem : Lucas França
Crédito: Eduardo Leão
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)