Há décadas, o bairro da Liberdade, em São Paulo, é tomado pela história de amor de duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos e que se tornou tradição oriental desde o século XI. Vega e Altair se encontram uma única vez no ano, em julho, mês em que é realizado o Tanabata Matsuri, por isso conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, para simbolizar o amor do casal. A 44ª edição será nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h, na Praça da Liberdade, com novidades neste ano.
No sábado, haverá apresentações de Taikô (tambores) de grupos, como: ACAL, Mika Yotien e Requitos Gueino Dokokai, além da Parada Taikô às 14h30 por Jya Odori Nagasaki. Ao longo da programação, também haverá ginástica e danças típicas, artes marciais, com destaque para os musicais ao vivo, entre eles a atração internacional Hiroaki Karimata, que estará pela primeira vez no Brasil. Seu show está previsto para às 13h40, e os shows de cantores mirins: Yuzo Jimbara, Yuji Zakimi e Mayumi Shihamizu, Emi Takatuka e Ayumi Takatuka.
Já no domingo, haverá muita dança, como Buyu Bu da ACAL, Lili Mutai, Corpus Line e atrações musicais, entre elas a cantora internacional Aika Honma, com apresentação inédita no festival às 12h25, além do icônico Joe Hirata, a Banda Elisius, Isa Toyota e Takeshi Nishimura, e outros artistas esperados pelos visitantes.
A festividade é considerada o maior evento japonês de rua do mundo, onde são esperados turistas de todo o Brasil e de outros países, que se programam para estarem em São Paulo nesse período para fazerem seus pedidos nos Tanzakus, fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta ao final do festival e são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair, segundo a lenda.
Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. As pessoas escrevem seus pedidos e penduram pelos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas do entorno. Ao final da celebração, a organização do evento recolhe todos e encaminha para a cerimônia xintoísta, que acontece em alguns dias.
Também abençoado e repleto de esperança, a novidade deste ano é o Biscoito das Estrelas, feito exclusivamente para a celebração em formatos de estrelas para as pessoas comerem, presentearem e complementarem seus rituais de fé!
O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) e ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus desejos através dos tanzakus.
A ACAL, com seus voluntários, também decora as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade com dezenas de bambus gigantes –com mais de 10 metros de altura-, onde são hasteados os enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas, e distribui centenas de bambus menores onde as pessoas penduram seus tanzakus com os pedidos.
Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
Dias 15 e 16 de julho, das das 10h30 às 18h
Programação gratuita
Endereço: Praça da Liberdade, São Paulo – SP
Acesso a portadores de necessidades especiais
Facebook: @acalliberdadeoficial / Instagram: @acalliberdade
YouTube: Acal Liberdade
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)