Paulo Lessa apresenta “Lado Alado” no Teatro Paulo Eiró

LadoAlado2_ThaisMallon

O show “Lado Alado”, apresentado por Paulo Lessa, estreia na capital paulista neste final de semana, entre os dias 3 a 5 de dezembro, desta vez com transmissão do Teatro Paulo Eiró.

O espetáculo musical intitulado “Lado Alado” nasceu do primeiro álbum homônimo gravado por Paulo Lessa, e composto inteiramente por canções de autoria própria, lançado em 2018. Aquele desejo de propor algo novo foi fundamental para a escolha do repertório do show, pois a maior motivação era produzir pela primeira vez uma gravação ao vivo e trazer para as músicas gravadas em estúdio o dinamismo do palco, assim como a conexão dos músicos da banda, juntos há anos. Lessa finalizou a composição de algumas canções em 2021 e de junho à setembro, do mesmo ano, fez toda a pré-produção do show, escrevendo novos arranjos e adaptando a instrumentação das músicas já lançadas para uma nova versão, agora nos palcos.

O projeto inédito do cantor traz em seu repertório a mistura da cidade classicamente urbana com os elementos da natureza. Isso acontece tanto nas letras quanto nas sonoridades de instrumentos, arranjos, efeitos e sonoplastia. “Nas músicas falo principalmente do ponto de vista de quem vive no ambiente urbano, mais especificamente em um apartamento, que através da janela presencia os movimentos da natureza e vislumbra seus próprios movimentos, paralelos a seu universo interior”, ressalta Lessa. No repertório, as canções passam pelo lugar ruidoso de uma metrópole (com grooves de baixo, bateria e guitarra) e atravessam sonoridades leves e até mesmo bucólicas (com bandolim e acordeon), assim como a singeleza de uma música tocada em voz e violão.

Um dos principais objetivos do show é trazer para a plateia online toda a energia que envolve as canções quando as músicas são apresentadas em um tablado, visto que as produções anteriores foram feitas dentro de um estúdio. “Outro objetivo que esteve bem presente desde o início foi o anseio de alcançar um novo público para o nosso trabalho. Muitos daqueles que nos acompanham são da Grande São Paulo, além da característica peculiar do som que faço, similar ao de vários artistas da Nova MPB da capital, tanto em estilo de composição quanto em estética de sonoridade. Minha pesquisa passa pela belíssima trajetória da música brasileira desde suas origens na sua rítmica e instrumentação. Não imponho limites ou barreiras de gêneros, misturo as diversas sonoridades que compõem minha essência musical, passando e misturando dentro do repertório elementos do choro, xote, baião, rock, balada e qualquer referência que sirva bem à música e poesia que escrevo”, completa o compositor. “O desejo de trazer esse trabalho para cá existe desde o lançamento do álbum e é com muita alegria que trazemos o melhor espetáculo produzido até então para os teatros Alfredo Mesquita e Paulo Eiró”, conclui Lessa.

“Lado Alado”, o show, é uma obra patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – Secec DF, com produção da CHANG Produções. A direção é de Juana Miranda, parceira do cantor em vários projetos desde 2017, sobretudo no espetáculo “A Travessia”, apresentado na Grécia em 2019.

Ficha técnica “Show Lado Alado”:
Paulo Lessa: Voz, Violão, Guitarra e Gaita de Boca (Harmônica) e Guitarra de Colo
Caetano Bartholo: Acordeon e Teclado
Cid Moraes: Baixo
Stive Marta: Bateria  
Will Mourão: Violão, Guitarra e Bandolim
Participação de Monica Vicentin: Voz e Percussão
Composição: Paulo Lessa
Arranjos e Produção Musical: Paulo Lessa
Gravação, mixagem e masterização: Marcos Pagani, Orbis Estúdio
Assistentes de gravação: Luciano Dantas (Lucius Black Tape) e Renato Nunes (Ravengar)
Edição de áudio: Paulo Lessa
Direção Geral: Juana Miranda
Direção de Fotografia: Gustavo Serrate
Operadores de Câmera: CINE 81
Edição ao vivo: 34valendo  
Projeções: Thiago Sabino
Captação de Imagens da projeção: Gustavo Serrate
Iluminação: Marcelo Augusto
Técnicos de Luz: Julia Maia e Lemar Rezende
Auxiliar Técnico de Luz: Jeferson Luiz
Programador de Luz: Higor Filipe
Figurino e Cenário: Bruno Ferraz
Coordenação de Produção: Juana Miranda
Assistentes de Produção: Wanderson Alves e Raul Taunay
Cattering: Camila Loiola

TEATRO PAULO EIRÓ
Dias: 3, 4 e 5 de dezembro de 2021.
Horários: Sexta e Sábado, às 21h, e Domingo, às 19h
Exibição e transmissão online:
Facebook.com/teatropauloeiro
Ingressos: Gratuito

Crédito fotos: ThaisMallon

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.