Musical Wicked estreia nova montagem em São Paulo, com temporada no Teatro Santander

Foto João Caldas Fº_08391press

WICKED, o maior sucesso da Broadway escrito no século 21, está de volta à São Paulo e traz a história não contada das bruxas de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. Muito antes de Dorothy ser levada por um tornado ao mundo esmeralda, Elphaba e Glinda vivem uma das melhores histórias do teatro musical. A super produção estreia no dia 09 de março e fica em cartaz até 25 de junho no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi.

Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás, o musical conta a história dessa extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, e aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.

Após um encontro com o Mágico de Oz, elas se veem obrigadas a tomar uma decisão. Enquanto Glinda está determinada a se manter popular, Elphaba não quer trair seus valores morais. Inevitavelmente, suas vidas tomaram rumos muito diferentes. Uma nascida com pele verde esmeralda, esperta, impetuosa e incompreendida e a outra bonita, ambiciosa e muito popular.

Declarado o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um fenômeno cultural” pela Variety, Wicked é baseado no romance de Gregory Maguire, com música e letras de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman. O espetáculo esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault (SP), em 2016 e foi assistido por mais de 340 mil pessoas. A Universal Pictures está produzindo dois filmes musicais que levarão a história de Elphaba e Glinda às telonas, com estreias previstas para 2024 e 2025.

A produção do Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, será também protagonizada por Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda. Myra estrelou, em 2022, o grande sucesso “Evita”, vivendo a personagem título. Fabi Bang protagonizou “Cinderella” e “A Pequena Sereia”.

Para o espetáculo, o Atelier de Cultura selecionou um elenco plural que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa (“O Rei Leão” e “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”) interpretando o príncipe Fiyero; Diva Menner (“Barnum – O Rei do Show” e “Elas Brilham”) como Madame Morrible; o ator Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, que dará vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic, ator de extensa e premiada carreira, protagonista em espetáculos como “O Homem de La Mancha”“Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Evita”, além de ser o fundador do Atelier de Cultura. Em Wicked, o ator interpreta Dr. Dillamond.

O elenco conta ainda com outros artistas de renome, como Dante Paccola e Nayara Venancio – que acaba de ser reconhecida como destaque em Artes Cênicas pela lista Forbes Under 30 -, e que interpretam respectivamente Boq e Nessarose. Ao todo, o elenco é composto por 35 artistas e a orquestra por 18 músicos. Todos sob a regência da maestrina Vânia Pajares.

A direção geral é de John Stefaniuk, diretor associado de “The Lion King” em vários países do mundo, e da temporada brasileira em 2013-2014. Stefaniuk também dirigiu as produções brasileiras de “Billy Elliot” (2019), “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” (2021) e “Evita Open Air” (2022). “Quero que a montagem passe um ar fantástico e lindo. O livro original do Mágico de Oz tem quase 130 anos de idade e queremos honrar este período. Também iremos homenagear a época em que o filme foi lançado, que é a década de 1930”, conta Stefaniuk.

A nova montagem preserva a versão de texto e letras de músicas para a língua portuguesa de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que estão vivas e presentes na memória afetiva do público de Wicked no Brasil, com as icônicas canções “Desafiando a Gravidade”, “Ódio”, “O Mágico e Eu”, entre outros sucessos.

​​“Entregaremos uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz está supervisionando nossa produção de Nova York e fará visitas a São Paulo. Além disso, o ‘buzz’ gerado pela expectativa dos filmes, que terão Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco, está enorme.”, declara Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo.

O cenário da nova produção pesa 38 toneladas e ao todo são 35 diferentes cenários completos. O elenco é composto por 35 atores, já a orquestra é composta por 18 músicos. Para a pintura da Elphaba são necessário mais de 15 kg de maquiagem verde ao longo da temporada.

SERVIÇO: WICKED
De 09 de Março a 25 de junho
Teatro Santander: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041

Sessões:
Quinta e sexta: 19h30
Sábado e domingo: 15h e 19h30

Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo
Classificação etária: Livre. Menores de 12 anos acompanhados de responsável.

Ingressos: de R$50 a R$400
VENDAS EM WICKEDBRASIL.COM

Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás
Patrocínio: Esfera, Santander Seguros e Previdência, Sem Parar, Eurofarma e Prosegur
Uma coprodução Atelier de Cultura