Jesuíno Brilhante é um pedacinho do Rio Grande do Norte instalado num sobrado em Pinheiros e comemora em abril de 2023 sete anos de existência. Servindo um recorte da gastronomia sertaneja potiguar, virou uma referência para quem ama a cozinha nordestina em São Paulo.
Para marcar a data, a casa programou uma série de jantares especiais com restaurantes cujos chefs são clientes e parceiros. “A ideia, além de reunir amigos, foi misturar o universo de cada um deles com a comida sertaneja e explorar o que eventualmente têm em comum e também criar novidades”, explica Rodrigo Levino, proprietário da marca. À frente da cozinha do Jesuíno Brilhante atualmente está a chef Kátia Mello (ex-Paca Polaca, Wild Honey St. James, Alain Ducasse at The Dorchester).
Os convidados dos dois primeiros jantares, 10/04 e 24/04, são Shihoma Pasta Fresca, da chef Bia Freitas, Mescla, do chef Checho Gonzales, Make Hommus Not War, do chef Fred Caffarena, Cá-Já, restaurante de Recife comandado pelo chef Yuri Machado. As sobremesas serão assinadas por Marilia Zylberstajn e a harmonização do menu com vinhos da Sede 261, das sommeliers Daniela Bravin e Cássia Campos.
A composição dos menus mistura traços em comum às cozinhas e experimentações. Desse modo se criam pontes, por exemplo, entre o Sertão Potiguar e a Bolívia do chef Gonzales. Pois a carne de sol tem origem andina e demorou séculos até se estabelecer no sertão [Câmara Cascudo]. Gonzales conta que até hoje ela é muito consumida na Bolívia, mas de lhama, e com favas, que são comuns também no Nordeste. As receitas de peixe cozidos em leites vegetais são mais um traço dos dois universos e estarão presentes no primeiro jantar.
Fred Caffarena, chef do Make Hommus Not War, outro convidado da noite, aponta uma série de elementos da cozinha levantina na gastronomia sertaneja. Como a buchada de cordeiro, consumida em Caicó tanto quanto no interior da Síria, acompanhada de cuscuz. Esse será, inclusive, um dos pratos, com opção vegetariana. Não bastasse a comida, aspectos culturais visíveis até hoje ligam o sertão à cultura árabe: a roupa dos vaqueiros, o aboio, uma série de palavras e hábitos de comércio.
No segundo jantar, dia 24/04, o italiano Shihoma dividirá o menu com o recifense Cá-Já. A paulistana Bia Freitas e o sergipano Yuri Machado se reencontram no Jesuíno anos depois de terem trabalhado juntos no começo da carreira em Nova York. O evento vai reeditar a parceria exitosa com o Shihoma, que já aconteceu em 2021. O menu junta Itália e Rio Grande do Norte com as delicadíssimas massas de um, e recheios típicos de outro. Machado, por sua vez, vai levar o mar ao sertão, juntar peixes e crustáceos aos ingredientes do interior, como já faz com maestria num dos melhores restaurantes do Nordeste.
A harmonização dos vinhos ficará por conta de Daniela Bravin e Cássia Campos, da Sede261 e Huevos de Oro. Bravin teve um papel fundamental na expansão da cultura de vinho no Nordeste no começo dos anos 2000, quando morou em Natal-RN. Para fechar o menu, sobremesa da Confeitaria Marília Zylberstajn, com inspiração nordestina e tropical, e Café Martins.
“Os convidados são pessoas que admiramos, que nos inspiram e foram importantes na trajetória do Jesuíno Brilhante, que nos frequentam e divulgam desde que servir comida potiguar em São Paulo era só um sonho distante para eu e meu pai [João Batista Rodrigues, 1955-2020]”, diz Levino. Outros jantares e eventos estão previstos para o segundo semestre, também com convidados, que devem ser anunciados em breve. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 20/03 pelo Sympla.
Confira a seguir o menu completo dos dois jantares:
10/04 | Jantar com Mescla & Make Hommus & Marilia Zylberstajn + Sede261
Entradas
– Mescla – Cozido de favas andinas e brasileiras com charque de cordeiro [produção exclusiva da Casa das Meninas, Paraty]
– Make Hommus – Salada morna de couscous nordestino de milho com mini legumes na brasa e ervas, servida com caldo de cogumelos e café, finalizado com couscous Paulista de camarão, queijo coalho, cambuquira e ovo de codorna
Pratos
– Make Hommus – Buchada das arábias: bucho de cordeiro recheado de arroz basmati com cordeiro assado, galeto, especiarias e castanhas brasileiras. Servido com pirão de leite de cabra queimado com iogurte e conserva marroquina de limão cravo e maxixe. (Opção vegetariana: ‘bucho’ de taioba recheado com arroz de romã e rapadura. Tostado na brasa, servido com hommus de feijão manteiguinha.)
– Mescla – Peixe de mar cozido em leite de coco fresco, castanhas e pimentas andinas e brasileiras, conservas e jerimum caboclo tostado, servido com farinha fina de mandioca de Brejinho-RN.
Sobremesa
– Marilia Zylberstajn – Torta de caipirinha de caju
Café Martins
Vinho: Sede 261
24/04 – Shihoma Pasta Fresca & Cá-Já & Marilia Zylberstajn + Sede261
Entradas
– Shihoma – Crostini de pão da casa com patê de fígado de galinha & conservas
– Ca-Já – Tacos de saramunhete [trilha] com molê de moqueca e salsa criolla de cebolas
Pratos
– Shihoma – Capelacci de carne de sol na nata finalizado na manteiga de garrafa (foto)
– Ca-Já Tropeiro de feijões e favas brasileiras, charque, sururu [marisco] e conservas, finalizado com bottarga
Sobremesa
– Marilia Zylberstajn – Torta de caipirinha de caju
Café Martins
Vinho: Sede 261
Serviço: 7 anos – Jesuíno Brilhante
Data: 10/04 e 24/04
Preço: R$175 ou R$230 (com vinho)
Rua Arruda Alvim, 187 | tel.: 11.2649-3612
Funcionamento: Seg. a Sex das 11h30 às 15h / Sáb até as 16h
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)