Festa Afrogroove e ocupação gastronômica no CCBB agitam o centro de SP

Festa Afrogoove - Movimentos Convexos - divulgação

O Anexa_CCBB: Movimentos Convexos estará em festa neste sábado (23/09), com a apresentação musical Afrogroove e a ocupação gastronômica Fitó Cozinha, no Café Girondino do CCBB. O novo projeto do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo reúne arte, culturas ancestrais e tecnologia, com uma programação multilinguagem em cartaz até 22 de outubro. Com entrada gratuita, os ingressos serão disponibilizados no site: bb.com.br/cultura 

A partir do meio-dia, quem visitar o espaço poderá experimentar pratos brasileiros com essência nordestina e temperos do mundo. A ação gastronômica comandada pelo Fitó Cozinha servirá pratos, drinks e refrescos a partir de R$ 9. O grupo estará em frente ao prédio anexo do CCBB e acompanhará a apresentação musical.  

O som da festa brasileira Afrogroove ecoará pelas ruas do entorno do CCBB São Paulo a partir das 16h. Com sons e elementos performáticos das culturas africana e latina, a apresentação mistura ritmos, dança e costumes afro-brasileiros para embalar o público e fortalecer as essências ancestrais, um convite para vivenciar uma tarde repleta de música vibrante.  

Com patrocínio do Banco do Brasil, e produção da Cinnamon + Phi, ao realizar este projeto, o CCBB celebra a abertura de mais um espaço democrático que fomenta a vida no centro da capital paulista, além de trazer artistas que expressam a diversidade e a representatividade, e que valorizam a multiplicidade de saberes e linguagens. 

INSTALAÇÕES EM CARTAZ 

Além das ações festivas e gastronômicas, o projeto Anexa_CCBB: Movimento Convexos exibe instalações de Novíssimo Edgar, Igi Lola Ayedun, Mônica Ventura e Idris Brewster/Kinfolk. A primeira obra artística no espaço é a instalação Dispositivos Intermediários Entre Fontes de Energia, de Novíssimo Edgar. Ela representa quatro pontos riscados de Exu Gira Mundo por meio de tomadas e energia elétrica, que formam uma espécie de mandala. Exu faz o intermédio entre os humanos e os Orixás, e a obra representa uma possibilidade de condução da energia, uma alusão à conexão de Exu com a tecnologia. A areia que circunda a obra é o elemento natural que relembra quem somos, enquanto o carvão simboliza, além do fogo, a transformação, porque, dependendo da pressão, o carvão pode virar diamante.

Eclosão de um sonho, uma fantasia, de Igi Lola Ayedun, presente no primeiro andar, é uma instalação site specific que apresenta a distopia da realidade como ponto de partida em um processo de contaminação do metro quadrado, como se a espacialidade comunicasse a existência de um outro mundo, onde a violência pudesse ser ignorada. Por meio da cor eixo da pesquisa da artista – o azul –, significados de ancestralidade afrodescendentes são reverenciados a partir do mineral lápis lazuli, típico das culturas norte-africanas marroquinas e egípcias. Dessa forma, elementos da matriz original de um espaço são recuperados e projetados arquitetonicamente dentro da estrutura construída.  

A artista Mônica Ventura apresenta duas obras. Kiri Kirí é uma instalação visual e sonora localizada na vitrine do espaço anexo, composta por cinco dispositivos em formato de grandes capacetes. Um convite para que os visitantes entrem na peça e desfrutem o áudio enquanto olham para o ambiente externo do espaço. Sem um significado específico, funciona como uma onomatopeia que traz fonemas encontrados em diversas línguas, conectando a ideia de lúdico. 

Jardim Kiri Kirí é outra instalação da artista, em formato de arte urbana, na qual vinte bambus com alturas entre dois e cinco metros são dispostos em conjuntos com um mobiliário urbano de concreto, localizados na Rua da Quitanda.

Outro destaque é a instalação em realidade aumentada Black Lands, da Kinfolk Foundation. Passado, presente e futuro das comunidades negras que construíram a cidade de Nova York (EUA) são monumentalizados na instalação de realidade aumentada que explora as histórias de Land of the Blacks (área histórica de Manhattan), Flatbush Ancestral Burial Grounds (cemitério afro-americano também histórico) e o Pinkster Festival (que comemora a cultura e história afro-americana da região).  

SERVIÇO: Sábado, 23/09 
Ativação cultural (anexo CCBB, prédio principal e entorno) 
12h às 20h: OCUPAÇÃO GASTRONÔMICA – Fitó Cozinha no Café Girondino do CCBB 
16h às 20h: AÇÃO FESTIVA com Afrogroove 

Exposição 
Até 22/10 – 9h às 20h (anexo CCBB) 
▪ “Dispositivos Intermediários Entre Fontes de Energia” (Novíssimo Edgar) 
▪ “Eclosão de um sonho, uma fantasia” (Igi Lola Ayedun) 
▪ “Kiri Kirí” (Monica Ventura) 
▪ “Black Lands” (Kinfolk)  – Até 22/10 – 24h – Rua da Quitanda 
▪ “Jardim Kiri Kirí” (Monica Ventura) 

ANEXA_CCBB: MOVIMENTOS CONVEXOS 
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo 
O anexo CCBB fica ao lado do prédio principal na Rua da Quitanda, 80. 
Período do projeto: até 22 de outubro 
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras 
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP (sujeito à lotação) 
Informações: (11) 4297-0600 
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.