‘Bob Esponja, o Musical’ estreia em São Paulo

Bob Esponja o musical

Bob Esponja Calça Quadrada, personagem icônico da Nickelodeon, vem conquistando gerações de fãs em todo o mundo há mais de 20 anos e ganhou os palcos da Broadway, tornando-se um musical de grande sucesso. “Bob Esponja, O Musical” chega em São Paulo no dia 27 de julho, no Teatro Sergio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão da Amigos da Arte, em São Paulo. No palco, os famosos personagens da Nickelodeon tentarão salvar a Fenda do Biquíni da extinção.

O musical é baseado na animação original da Nickelodeon mundialmente conhecida: Bob Esponja, Calça Quadrada. A Fenda do Biquíni, lugar onde Bob Esponja e seus amigos vivem, está sob ameaça de um vulcão. A história retrata os habitantes da região superando as adversidades juntos e, acima de tudo, que o poder do otimismo pode ajudar a salvar o mundo.

O espetáculo recebeu 12 indicações ao Tony Awards de 2018, e no Brasil, é produzido pela Touché Entretenimento, tem direção de Gustavo Barchilon, direção musical de Laura Visconti, adaptação de Anna Toledo e produção geral de Renata Borges. A ficha técnica da montagem brasileira traz ainda grandes nomes como Fabio Namatame (figurinos), Maneco Quinderé (desenho de luz), Alonso Barros (coreografia), Natália Lana (cenografia) e Feliciano Sanroman (visagismo), entre outros.

O elenco traz no papel título um dos mais importantes e premiados atores de musicais do país, Mateus Ribeiro (que interpretou o protagonista de espetáculos como ‘Peter Pan, O Musical’ e ‘Chaves, Um Tributo Musical’). Ele está acompanhado por Davi Sá (Patrick Estrela), Analu Pimenta (Sandy), Ruben Gabira (Lula Molusco), Tauã Delmiro (Plankton), Naice (Sr. Sirigueijo), Suzana Santana (Pérola), Luísa Vianna (Karen, O Computador), Will Anderson (Patchy, O Pirata), Ana Luiza Ferreira (Senhora Puff / cover Pérola), Cristiana Pompeo (Prefeita), Diego Campagnolli (Perch Perkins), John Seabra (Larry, A Lagosta/ Ensemble), André Ximenes (Skates Elétricos/Ensemble), Thadeu Torres (Buster Bluetang/Skates Elétricos/Ensemble/Cover Plankton), Gabi Camisotti (Skates Elétricos/Ensemble/Cover Karen), Letícia Nascimento (Sardinha/Ensemble), Tecca Maria (Swing), Léo Rommano (Velho Jenkins/Cover Patrick), Lucas Bocalon (Ensemble/Cover Bob Esponja), Pamella Machado (Ensemble/Cover Sandy e Prefeita), Rhuan Santos (Ensemble/Cover Lula Molusco), Vicenthe Oliveira (Ensemble) e Eddy Norole (Ensemble).

“Bob Esponja é um personagem amado por várias gerações, e estamos muito felizes que os fãs brasileiros poderão desfrutar de uma nova e emocionante produção desse aclamado musical”, diz Rachel Karpf, vice-presidente de Experiências e Live Stage da Paramount Global.

A montagem brasileira

“Bob Esponja, O Musical” tem como base a versão da Broadway, mas com total liberdade criativa. “Procuramos realizar algo que a Touché sempre faz: produções próprias, seguindo o que a bíblia do musical manda, mas com uma concepção original e direção autoral”, explica a produtora Renata Borges. “Estou muito orgulhosa dessa parceria com a Nickelodeon. Esse show é para toda a família, e os fãs de Bob Esponja Calça Quadrada, de todas as idadesl vão adorar. E será inesquecível!”

Um dos desafios da montagem é não apenas dialogar com a versão original sem ser réplica, mas também respeitar as características da série animada, que tem uma legião de fãs apaixonados e exigentes. “Um dos principais desafios da minha direção é humanizar o cartoon, sem deixá-lo caricato. Não estamos fazendo um musical com espumas ou os atores vestidos dos bonecos. Estamos transformando a imagem do desenho, criando algo que seja real e emocionante, mas que o público possa se identificar com os personagens”, afirma o diretor, Gustavo Barchilon.

A cenografia de Natália Lana é um dos elementos chave da montagem, com o desafio de transformar o palco na Fenda do Biquíni, local onde vivem Bob Esponja e sua turma. A concepção conta com uma boca de cena e cortina de boca feitas em material furta-cor, formando um grande elemento escultórico. São 10 cenografias de grandes proporções, totalizando mais de 2500m2, que pesam mais de 4 toneladas. Serão usadas mais de 7000 bolinhas de piscina, 250 m2 de plotagem em tecido, 450m de plástico holográfico e 1,5km de tubos de ferro. Serão reaproveitados mais de 100 m2 de embalagens plásticas que iriam para o lixo.

Lana buscou diversas fontes e referências para conceber a cenografia. “Minhas inspirações foram em instalações artísticas, esculturas e materiais que remetam ao fundo do mar sem a intenção de ser realista, brincando com o lado lúdico da visualidade”, diz.

São cerca de 120 figurinos, além dos adereços e acessórios, com uma grande variedade de materiais: tecidos, plásticos telas, impressões digitais, espumas dubladas, borrachas e outros materiais bastante diferenciado, com cores muito fortes, para representar a variedade cromática dos seres do fundo do mar.

A música é executada ao vivo, com uma orquestra composta por 10 integrantes e direção musical de Laura Visconti, que não esconde seu entusiasmo com o material. “Exatamente pelo fato de a trilha ser composta por vários grandes nomes da música pop e rock da atualidade, cada número musical se torna um grande hit pois foi ‘único’ para cada um dos compositores”. O repertório passeia por diferentes gêneros – pop, rock, country, gospel – com arranjos que respeitam as partituras originais. Laura destaca ainda a presença do coro e a formação da banda: “temos o coro em quase todos os números e alguns músicos tocam mais de um instrumento. No caso das guitarras, por exemplo, temos dois guitarristas, que tocam, além de guitarra e violão, banjo, ukulele, guitarra havaiana e bandolim”, explica.

“Bob Esponja, O Musical” é apresentado pelo Ministério da Cultura e BB Seguros, com patrocínio da Eurofarma, Drogarias Pacheco, Drogarias São Paulo e apoio da Panco. “O apoio à cultura é um dos pilares da nossa atuação e ficamos muito felizes de contribuir para que uma atração de tanto sucesso possa ser prestigiada pelo público brasileiro”, comenta Fabio Mourão, Superintendente Comercial e de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “O espetáculo, aliás, é voltado a pessoas de todas as idades, e o cuidado em identificar projetos com essa característica também é um traço do trabalho que fazemos nessa esfera”.

SERVIÇO: BOB ESPONJA, O MUSICAL
Local: Teatro Sergio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, São Paulo – São Paulo
Horários: Quintas, às 20h30/ Sextas e sábados, às 15h e às 20h30 / Domingos às 16h.
Temporada de 27 de julho até 17 de setembro
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Classificação etária: LIVRE
Telefone para informações: 11 3288-0136
Compras pela internet*: Sympla
*compra sujeita a cobrança de taxa de conveniência e taxa de entrega