Idealizado pelo Instituto Dançar, em parceria com o Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura,o projeto ArtsSP Banco Pan tem curadoria do renomadoSpetto que atua há 17 anos como VJ e recebe artistas como Carol Santana, Colante, coletivo SHN, Fino, Fixxa, Hanna Lucatelli, LUV, Mari Pavanelli, Paulo Sayeg e Sandro Akel, além do artista convidado SOW84, que criaram obras exclusivas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura no projeto patrocinado pelo Banco Pan.
“Um dos grandes diferenciais do projeto é a acessibilidade. Temos uma relação de criadores bem diversificada, que vão desde artistas que atuam em periferias, coletivos urbanos, projetos sociais, até nomes reconhecidos internacionalmente, sempre orientados pelo amor à arte urbana. Todos se engajaram para criar algo inédito e gratuito para a população, que poderá acompanhar todo o processo criativo, além de conhecer um pouco mais de cada etapa da ação”, contextualiza VJ Spetto, curador do projeto.
As projeções chamaram a atenção de quem passou pela Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo. Com imagens coloridas, o projeto movimenta o cenário cultural e apresenta a arte urbana de uma forma diferente do convencional. Além disso, o processo criativo das artes, as projeções das obras, entrevistas exclusivas, curiosidades e a playlist, estarão no site oficial do projeto www.artssp.com.br, a partir do dia 9 de agosto.
Spetto é fundador dos United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e em Lisboa, que conta com integrantes de diversos países. Especialista em Large Scale Projections, seus videomappings conquistaram edifícios de mais de uma dezena de países em diversos continentes. Premiado na Alemanha e na Áustria, o artista trouxe em 2010 o VJ Torna ao Brasil, campeonato mundial de VJs. Projetou na estação de trem Nyugati em Budapest, projeto arquitetônico de Gustave Eiffel (2011), esteve à frente do vídeo-cenário do programa Fátima Bernardes (2012), projetou no prédio da CIA em Washington (2013), no antigo prédio do Mappin, em São Paulo (2014), tendo trabalhado também com óperas e peças clássicas, realizando visuais para ambos os tipos de arte erudita. Em 2016 participou da elaboração dos conteúdos da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro e em 2018 dirigiu o videomapping de abertura das Olimpíadas de Buenos Aires, com projeções no Obelisco 9 de Julho. Em 2020 organizou e foi curador do primeiro festival de videomapping da China, o ACSEE Festival, em Datong.
Transmissão: de 9 a 18 de agosto de 2021 no site www.artssp.com.br
Sobre os artistas urbanos:
CAROL SANTANA: Artista multimídia do Rio de Janeiro, a VJ conecta-se a diferentes meios artísticos e assuntos em suas obras, em destaque Graffiti, a cultura de rua e a de povos originários. Esteve presente em vários festivais nacionais e internacionais.
COLANTE: Ilustrador, artista plástico e multimídia, transmite um pouco da sua paixão como arte educador.
COLETIVO SHN: Coletivo de arte multidisciplinar que desde 1998 reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi o ponto de partida gráfico para a pesquisa de ícones universais, ressignificando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem-humorada e crítica.
FINO: Nasceu em Bauru e há mais de uma década se dedica profissionalmente às artes visuais, levando na bagagem trabalhos com a MTV e o Multishow, assim como exposições em São Paulo, Bauru e Curitiba.
FIXXA: Pioneira no grafite feminino em São Paulo, FIXXA é arte educadora, produtora cultural e faz parte da OGS Crew – Organização Grafite Santos, projeto que revitaliza espaços públicos.
HANNA LUCATELLI: Formada em design de moda, desistiu do mercado têxtil e passou a investir em seu talento como grafiteira logo após terminar a faculdade. A artista ganhou as ruas da cidade de São Paulo com seus retratos de mulheres verdadeiras, além de metáforas sobre a rotina da cidade grande.
LUV: Artista visual, seu trabalho abrange animações, produção cultural, ilustrações digitais, videomapping, graffiti, lambe-lambe e pinturas em paredes, roupas e telas. Hoje, é diretora criativa do MOV Festival.
MARI PAVANELLI: Autodidata, encontrou nos desenhos a maneira de expressar suas emoções e compartilhar seu universo lúdico e particular. A delicadeza e a feminilidade são algumas das colunas mais robustas presentes em seus trabalhos e a íntima relação com a natureza derrama a sensibilidade em seus traços orgânicos.
PAULO SAYEG: Artista plástico, desenhista, trabalha também a pintura e a escultura. Teve suas obras expostas em museus e coleções particulares, em mais de 200 exposições. Ilustrou vários livros e reportagens e desenha todos os dias, sem exceção.
SANDRO AKEL: Artista visual, carioca residente em São Paulo e cofundador do Estúdio BijaRi, com trabalhos e exposições realizadas no Brasil e no exterior.
ARTISTA CONVIDADO: SOW84 – Eder Sandro, o Sow84, artista da zona leste de São Paulo, iniciou sua carreira artística como escritor de grafite, sob influência da pichação e do movimento hip-hop, além de traços da cultura pop que sempre esteve presente em seu dia a dia. Hoje realiza trabalhos de ilustração e pintura de telas em seu ateliê. SOW84 é um dos fundadores do coletivo OTM Crew.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)