A Jaguar Parade, intervenção artística urbana que reúne esculturas de onças-pintadas estilizadas, realizará a pintura de cerca de 20 esculturas, ao vivo, entre os dias 25 de maio e 12 de junho, em um ateliê aberto ao público localizado no Shopping Cidade São Paulo, em plena Avenida Paulista. A ação marca o kick-off da edição de 2022. As onças serão customizadas em conceito Live Painting por artistas como Vinícius Zoia, Cecil Chique, Cintia Abravanel, Celair Ramos (Buga), entre outros.
Depois de prontas, as esculturas seguirão para exposição com visitação gratuita entre os dias 16 de junho a 15 de julho em espaços públicos da capital e shoppings parceiros. A Jaguar Parade é apresentada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, Isa CTEEP e PremieRpet.
O projeto tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção. Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção.
A Artery, responsável pela iniciativa, já organizou eventos como a CowParade e importou a Elephant Parade no Brasil e agora, com apoio das Nações Unidas e outras organizações globais de proteção ambiental, dá continuidade ao projeto da Jaguar Parade. A primeira edição da Jaguar Parade aconteceu em novembro de 2019, reunindo por volta de 90 estátuas, assim sendo, na época, colocada como a maior exibição de arte urbana em céu aberto da história da cidade. Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos.
“O objetivo do live painting é marcar este momento importante, que são os projetos selecionados saindo do papel aos olhos do público, oferecendo a oportunidade das pessoas acompanharem o processo criativo das obras e ainda interagir com os artistas”, diz Carolina Barreto, Diretora da Artery.
Uma das novidades da edição de 2022 é que no mês de setembro, as esculturas criadas em São Paulo irão para a segunda etapa da exposição, que acontecerá na cidade de Nova Iorque, mesmo período que acontece a 77ª Assembleia Geral da ONU, com importantes líderes debatendo temas relevantes para um futuro mais sustentável. As peças serão expostas nos grandes centros, como United Nations Headquarters, Rockefeller Center, World Trade Center, Central Park Zoo, The High Line, JFK Airport, La Guardia Airport entre outros, com o intuito de serem leiloadas, com renda 100% destinada a projetos de conservação das onças-pintadas, presente em vários países da américa latina. O evento acontecerá, em paralelo, de forma online e recebendo de maneira inédita artistas de obras digitais, como por exemplo NFTs, também gerando fundos para a conservação da onça-pintada. Assim como nas edições anteriores, todas as obras da Jaguar Parade NYC contarão com placas em Braille com sua respectiva identificação para que os portadores de baixa visão e deficientes visuais sejam incluídos na ação. A Jaguar Parade NYC 2022 é apoiada por organizações líderes mundiais em conservação, como UNDP, UNEP, UNODC, Panthera, WWF, WCS, and The Lion’s Share.
A Jaguar Parade conta com o patrocínio de empresas que contemplam em sua cultura causas ambientais. Na cota Diamante, fazem parte ISA CTEEP e PremieRPet. Na cota Ouro, estão as empresas Arquitech, Copastur, Consigaz, Suzano, Standard Chartered, SYN, Pottencial Seguradora, Usina Laguna, Tom Kaplan, TJAMA e Jon Ayres.
“Para nós, apoiar iniciativas como a da Jaguar Parade são importantes para promover a cultura e democratizar o contato com a arte para a cidade e, também, para o público que frequenta nossos shoppings. A junção da exposição de onças pintadas com a arrecadação de fundos contribuiu para que, de alguma forma, a nossa companhia faça parte desse movimento que visa a proteção e bem-estar de todo esse ecossistema em que fazemos parte e que precisamos cuidar para as próximas gerações”, diz Vitor Tanabe, Head de Marketing e estratégia da SYN PROP & Tech.
Dentre as organizações apoiadoras estão United Nations Development Programme, United Nations Environment Programme, UNODC – United Nations, Panthera, Wildlife Conservation Society, World Wide Fund for Nature, The Lion’s Share Fund. Além disso, fazem parte como parceiros do projeto a Agendi (Carbon Offset) e JCDecaux (Outdoor Media).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)